Cidades

Niterói inaugura primeiro Quilombo com atividades, cursos e oficinas

Imagem ilustrativa da imagem Niterói inaugura primeiro Quilombo com atividades, cursos e oficinas
Espaço também vai servir de ponto de apoio para a população negra LGBTQIA+. Foto: divulgação

O primeiro Quilombo Urbano de Niterói será inaugurado nesta sexta-feira (28), na Cantareira, em São Domingos, na Zona Sul de Niterói. O espaço irá proporcionar atividades culturais, palestras, cursos e oficinas para a população do município, servindo também como ponto de acolhimento e resgate da história e cultura da população negra e LGBTIA+.

A vereadora Benny Briolly (Psol) assina o projeto junto com os movimentos sociais Xica Manicongo, Quilombo Alagbara e o Coletivo Transparente.

“A ideia do espaço é acolher uma população que sempre foi renegada pela sociedade, seja no que diz respeito à garantia de direitos, seja com relação a afetos. O objetivo é o espaço ser uma troca de aprendizados, cura, escuta e busca por autonomia em uma perspectiva africana de resgate da história”, comenta a parlamentar.

Batizado com o nome da primeira travesti africana a pisar no Brasil, o local também pretende desenvolver pesquisas em parceria com a UFF, através da realização de projetos sociais voltados para o grupo.

O evento será gratuito e contará com apresentações artísticas como samba da Monica Mac, Brisa Flow e o bloco Afro Olodumaré, além da presença da deputada estadual, Erica Malunguinho, à frente do Quilombo Urbano Aparelha Luzia, em São Paulo. A casa fica na rua Alexandre Moura, 41, São Domingos, Niterói.

< Tecnologia se torna grande aliada na secretaria das Culturas em Niterói Polícia Civil e MP buscam por chefões do tráfico no Rio <